Inspeção e Análise Termográfica
Diagnósticos de aquecimento elétrico
Primeiro de tudo, a Termografia é uma ferramenta comprovada para identificar problemas elétricos antes da falha, permitindo que nossos clientes tomem medidas proativas para evitar falhas elétricas dispendiosas e às vezes perigosas.
Como resultado,iremos detectar rapidamente sobrecargas do sistema, componentes defeituosos soltos, painéis danificados e problemas de aquecimento.
Benefícios da Inspeção Termográfica:
- Reduza o tempo (não programado) de inatividade
- Aumentar a vida útil do equipamento
- Nenhuma interrupção de serviço durante a inspeção
- Riscos menores, diagnóstico fácil
- Diminui os custos com manutenção corretiva
- Aumentar os lucros
- Evite falhas catastróficas
- Garante nível de segurança exigido na apólice de seguro
Relatório de Termografia
Um relatório de termografia apresenta os resultados de uma inspeção termográfica. Ele inclui imagens térmicas e informações sobre as áreas inspecionadas, além de uma análise dos resultados e recomendações para ações corretivas, se necessário. O relatório de termografia é importante porque fornece documentação detalhada dos problemas detectados durante a inspeção. Você pode usá-lo para planejar a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos elétricos e evitar falhas ou interrupções não programadas. Além disso, você pode apresentar o relatório à seguradora como prova de que está realizando manutenção preventiva regularmente.
A câmera termográfica adequada ao tipo de inspeção a ser realizada
De acordo com a norma Petrobrás N-2472:2013 – Ensaio Não Destrutivo – Termografia, é importante notar que o termovisor deve atender aos seguintes requisitos:
- É recomendável utilizar referencialmente uma câmera ergonômica, portátil e leve. Além disso, é importante que o sistema de detecção seja fixo (detector de matriz de plano focal – “Focal Plane Array – FPA”), evitando partes móveis e mecânicas utilizadas no sistema de detecção por varredura;
- A faixa espectral da câmera termográfica é de 8-14μm, que corresponde às ondas longas.
- A resolução espacial e de medida devem atender às distâncias e dimensões dos alvos a ser inspecionados. Na maioria das situações, a lente padrão de 24° x 18° é suficiente. No entanto, no caso da inspeção de componentes a grandes distâncias, uma telescópica de 12° x 9° pode ser mais adequada;
- A sensibilidade térmica máxima é de 80 mK, o que equivale a 0,08 °C;
- A faixa mínima de medição de temperatura é de -10 °C a 500 °C.
Condições detectáveis por uma inspeção por termografia:
- Conexões frouxas / deterioradas
- Sobrecargas
- Circuitos abertos
- Cargas desequilibradas
- Aquecimento indutivo
- Harmônicos
- Equipamentos defeituosos
Garanta o nível de segurança exigido nas apólices de seguro
Quando instalações industriais ou prediais fazem manutenção preditiva, muitas incluem imagens termográficas como parte de suas inspeções elétricas. Algumas instalações são obrigadas a fazer uma avaliação de Termografia para renovar as apólices de seguro de incêndio. Nesses locais, as seguradoras realizam a inspeção e podem exigir que ela seja executada por uma empresa terceirizada de inspeção termográfica. Como resultado, é importante nunca deixar de realizar uma termografia, pois a seguradora poderá cobrá-lo por isso.
Para mais informações sobre nossos serviços de Termografia, entre em contato conosco através da botão abaixo: