Primeiro, o anexo B da NBR 13571 requer um comprimento mínimo do eletrodo de aterramento de 1m (haste com diâmetro de nominal de 3/8) para estar em contato com o solo ou máximo de 3m (demais diâmetros).
Segundo, no item 6.4.1.1.1 da NBR 5410, toda edificação deve dispor um eletrodo de aterramento, sendo admitido o uso das próprias armaduras do concreto das fundações ou o uso de fitas, barras ou cabos metálicos, especialmente previstos, imersos no concreto das fundações ou o uso de malhas metálicas enterradas, no nível das fundações, cobrindo a área da edificação e complementadas, quando necessário, por hastes verticais e/ou cabos dispostos radialmente ou no mínimo, uso de anel metálico enterrado, circundando o perímetro da edificação e complementado, quando necessário, por hastes verticais e/ou cabos dispostos radialmente.
A composição do solo, o teor de umidade e a temperatura influenciam a resistividade do solo; portanto, recomenda-se que as hastes de aterramento sejam colocadas o mais fundo possível na terra para serem mais eficazes.
No entanto, um sistema aterramento possui quatro variáveis que afetam a resistência do solo:
1º-Comprimento / profundidade do eletrodo de aterramento
Uma maneira muito eficaz de reduzir a resistência do solo é aumentar a profundida dos eletrodos de aterramento . O solo não é consistente em sua resistividade e pode ser altamente imprevisível.
Deve-se atentar para o comprimento e profundidade do eletrodo de aterramento. Geralmente, dobrando o comprimento do eletrodo de aterramento, você pode reduzir o nível de resistência em 40% .
Há ocasiões em que é fisicamente impossível impulsionar as hastes de aterramento em áreas mais profundas que são compostas de rocha, granito, etc. Nesses casos, métodos alternativos, incluindo o cimento de aterramento, são viáveis.
2º-Diâmetro do eletrodo de aterramento
Do ponto de vista mecânico, o diâmetro mínimo eletrodo de aterramento de cobre deve ter 15 mm. Porem, aumentar o diâmetro do eletrodo de aterramento tem muito pouco efeito na redução da resistência . Por exemplo, você poderia dobrar o diâmetro de um eletrodo de aterramento e sua resistência diminuiria apenas por 0% .
3º-Número de eletrodos de aterramento
Outra maneira de diminuir a resistência do solo é usar vários eletrodos de aterramento . Neste caso, mais de um eletrodo é direcionado para o solo e conectado em paralelo para diminuir a resistência. Para que os eletrodos adicionais sejam eficazes, o espaçamento de hastes adicionais precisa ser pelo menos igual à profundidade da haste adicionada.
E também, sem o espaçamento adequado dos eletrodos de aterramento, suas esferas de influência se interceptarão e a resistência não será reduzida.
4º-Projeto do sistema de aterramento
Sistemas de aterramento simples consistem em um único eletrodo de aterramento direcionado ao solo enquanto sistemas complexos consistem em vários eletrodos aterrados ao solo.
O uso de um único eletrodo de aterramento é a forma mais comum de aterramento utilizados em residências e pequenos comércios enquanto em projetos de sistemas de aterramento mais complexos consistem em várias hastes de aterramento, redes conectadas, malha ou grade envolto da estrutura e placas de aterramento.
Esses sistemas são normalmente instalados em subestações de geração de energia , grandes prédios comerciais e em torres de celular.
Consequentemente, as redes complexas aumentam drasticamente a quantidade de contato com a terra circundante e as resistências do solo inferiores.