Reduza ou elimine suas contas de energia:
Motivo para ter energia solar à principio é que vivemos no Brasil onde há uma quantidade de sol grande, sendo mais que o suficiente para abastecer nossa casa de três crianças e dois adultos com consumo líquido zero de energia. Nos dias quentes de primavera, geramos muito mais do que consumimos e depois trocamos isso com a utilidade. Nos dias quentes de verão, quando ligamos o ar condicionado, ou em dias nublados, tiramos da rede.
Primeiramente se você mora em algum lugar nublado, esses locais normalmente recebem mais de duas horas de luz solar por dia, enquanto os locais ensolarados recebem uma média de 5,5 horas de luz solar por dia.
Energia Solar
Ou seja, os dias ensolarados produzam mais energia solar, os painéis solares continuarão a consumir energia mesmo quando o tempo estiver nublado. A luz solar indireta ou difusa ainda ajudará a abastecer sua casa. Dias nublados geralmente produzem cerca de 10 a 20 por cento da energia gerada em dias ensolarados.
2. Motivo para ter energia solar: BENEFÍCIOS, INVESTIMENTOS E VANTAGENS o Plenário do Senado aprovou um projeto de lei que incentiva a energia solar por meio do financiamento imobiliário (PL 2015/2021). Pelo projeto, da ex senadora Kátia Abreu, será permitida a inclusão do valor referente à aquisição e à instalação de sistema de energia solar fotovoltaica no financiamento do imóvel para moradia, no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
Temos também a Caixa e Banco do Brasil podem oferecer linhas de financiamento exclusivas para você investir na sua casa com energia solar
Contudo, o ex ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, criou o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD) para estímulo da geração de energia a partir de placas solares dentro das unidades consumidoras, que possa ser compartilhada com o sistema das distribuidoras de energia. Assim, o governo prevê um potencial de investimentos de R$ 100 bilhões nessas tecnologias e que 2,7 milhões de unidades consumidoras poderão aderir ao programa até 2030.
Brasil tem potencial solar bastante significativo. Em suma, nossa localização se encontra dentro do cinturão solar. A maior intensidade ocorre de setembro a novembro, no período de seca, quando temos geração hídrica menor. Há complementariedade bastante significativa — disse o secretário de energia elétrica do MME, Ildo Grudtner, destacando as vantagens ambientais do sistema.
3. Motivo para ter energia solar: Comece a economizar desde o primeiro dia.
Os custos anuais de energia podem chegar aos milhares. Na verdade, o gasto médio anual de energia por pessoa é de 2.960 kWh/hab, incluindo transporte e energia residencial. A energia solar pode reduzir ou eliminar esses custos assim que são instalados. Eles também oferecem economia de longo prazo, porque basicamente é grátis capturar a energia do sol de tal forma que você não tem custo algum de produção.
Os painéis solares também prolongam a vida útil de um telhado, porque protegem dos elementos, como chuva e detritos. Em termos energéticos, eles tornam a casa mais eficiente no verão, porque o sol quente não incide diretamente no telhado, mas é absorvido pelos painéis, por consequência mantém a temperatura da casa mais baixa.
4. Motivo para ter energia solar: Ajuda o meio ambiente e ajude a todos nós.
Os sistemas de energia solar obtêm energia limpa e pura do sol. A instalação de painéis solares em sua casa ajuda a combater as emissões de gases de efeito estufa e reduz nossa dependência coletiva de combustíveis fósseis. A eletricidade tradicional é proveniente de combustíveis fósseis, como carvão e gás natural. Quando os combustíveis fósseis são queimados para produzir eletricidade, eles emitem gases nocivos que são a principal causa da poluição do ar e das mudanças climáticas globais. Contudo os combustíveis fósseis não são apenas ruins para o meio ambiente, mas também são um recurso finito. Por causa disso, o preço está em constante flutuação e pode aumentar em um curto período de tempo.
A energia renovável também melhora a saúde pública. As usinas de carvão e gás natural produzem poluição do ar e da água que é prejudicial à saúde humana. Entretanto a substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis, como a energia solar, pode reduzir a mortalidade prematura, bem como os custos gerais de saúde.
Constantemente a produção de combustíveis fósseis exije recursos hídricos significativos e causa poluição da água, a energia solar requer pouca ou nenhuma água para operar. Assim sendo, a energia solar não só não polui os recursos hídricos, como também não sobrecarrega o abastecimento mundial de água.
A energia solar também funciona durante uma seca ou onda de calor. Carvão, gás natural e energia nuclear usam grandes quantidades de água para resfriamento. Durante ondas de calor ou secas severas, como temos vivido nos últimos anos, a geração de eletricidade está em risco. Porém os sistemas de energia solar não requerem água para gerar eletricidade.
Além disso, a energia solar cria empregos em energia limpa. Esperançosamente, essa tendência continuará, à medida que empresas inovadoras e com visão de futuro continuem a adotar o cenário em mudança da produção de energia e a mudar para fontes renováveis.