Como acontece com todos os dispositivos técnicos, a homologação solar no Brasil está vinculada ao cumprimento de padrões mínimos, que visam garantir, entre outras coisas, segurança operacional, adequação dos componentes e funcionalidade do sistema.
Qualquer pessoa que planeje investir em um sistema solar se beneficiará da aprovação para inspeção e homologação no sistema. Porque qualidade e segurança são as principais prioridades, bem como quando o assunto é homologação de sistemas solar, afinal mantêm o sistema seguro.
A homologação de energia solar é um processo indispensável para a instalação e operação de painéis de geração solares.
Como funciona a homologação solar
A homologação de um projeto solar consiste em seguir as seguintes etapas:
- Solicitação possivelmente com um Engenheiro Elétrico, para instalação de um sistema fotovoltaico junto à concessionária local
- Análise do pedido no período de até 15 dias
- Instalação do sistema e das placas solares
- Solicitação de uma vistoria técnica, que deve ser feita em até 30 dias
- Envio de um relatório com possíveis pendências e ajustes
- Homologação do sistema, com troca do relógio medidor por um equipamento adaptado para sistemas fotovoltaicos.
Sendo um processo controlado por órgãos do governo e pela concessionária de energia elétrica, é preciso contar com uma documentação específica para fazer uma solicitação.
De acordo com a ANEEL, ela consiste em:
- Formulários de solicitação de acesso preenchidos para a micro e a minigeração distribuída, disponíveis nos Anexos II, III e IV da seção 3.7 do Módulo 3 do PRODIST, determinados em função da potência instalada da geração. Além disso, o formulário específico para cada caso deve ser protocolado na distribuidora, acompanhado dos documentos pertinentes, não cabendo à distribuidora solicitar documentos adicionais além dos indicados nos formulários padronizados
- Lista de consumidores participantes do sistema de compensação
- Certificado de conformidade do(s) inversor(es) ou número de registro da concessão do Inmetro
- ART do responsável técnico pelo projeto elétrico e pela instalação do sistema de microgeração.
Por que homologar um projeto de energia solar?
A homologação de energia solar é fundamental porque só assim o usuário será capaz de gerar os chamados créditos de energia.
Esses créditos podem ser utilizados em até 60 meses e são computados pela concessionária sempre que a energia gerada não for totalmente consumida.
Antes de mais nada, lembre-se que essa energia excedente pode ser redistribuída, gerando ganhos coletivos.