Estudo de harmônicos no sistema elétrico
O que é Estudos Harmônicos?
Primeiramente, os estudos harmônicos são fundamentais para determinar os níveis de dispersão harmônica e os requisitos de filtragem dentro de uma instalação, além de avaliar se as tensões e correntes harmônicas estão em níveis aceitáveis. Além disso com o avanço tecnológico, há uma crescente presença de cargas não lineares nos sistemas de energia, o que gera problemas de qualidade energética devido à natureza não linear dessas cargas. Identificar, estudar e corrigir emissões harmônicas de equipamentos é crucial para economizar energia e atender padrões de inspeção de forma eficiente. Assim, Estudos de qualidade energética são essenciais para reduzir o tempo de inatividade e aumentar a produtividade da instalação.
Cargas não lineares em edifícios e indústrias requerem análise de harmônicos para prevenir danos e garantir a continuidade das operações.
Portanto, antes de fazer qualquer suposição, é crucial examinar os efeitos dos harmônicos na entrega de energia e nas cargas adjacentes. Essa precaução ajuda a preservar o equipamento e a garantir que a produção não seja afetada negativamente, promovendo um ambiente de operação estável e eficiente.
Objetivo dos estudos harmônicos?
Avaliar os níveis de dispersão harmônica e os requisitos de filtragem dentro de uma instalação e determinar se as correntes harmônicas e tensões estão em níveis aceitáveis.
Investigar as causas básicas de um sistema com problemas relacionados a harmônicas, como falha de capacitores de liberação de fator de potência, superaquecimento de cabos, transformadores, motores, etc., além de mau funcionamento de relés de proteção ou dispositivos de controle.
Resultados do Estudo de Harmônicos
De acordo com o IEEE 3002.8-2018, o resultado deste estudo é o projeto de uma nova instalação ou sistema de energia, onde o fluxo de carga, a compensação do fator de potência e as análises harmônicas são consideradas como um estudo integrado para determinar como atender aos requisitos reais de demandas de energia e limites de desempenho harmônico.
Nossa equipe conta com engenheiros profissionais certificados para analisar os harmônicos do sistema e fornecer soluções técnicas para diversos problemas. Trabalhamos em estreita colaboração com os clientes para o estudo de análise harmônica e para recomendar soluções para instalações industriais e comerciais.
Normas de referência
- IEEE 399-1997 -Práticas Recomendadas IEEE para Análise de Sistemas de Energia Industriais e Comerciais
- IEEE Std 3002.8™-2018- Prática recomendada para realização de estudos e análises harmônicas de sistemas de energia industriais e comerciais
- IEEE 519-2014 – Práticas e Requisitos Recomendados pelo IEEE para Controle Harmônico em Sistemas Elétricos de Potência
- IEC 61000-3-2:2018 – Compatibilidade eletromagnética (EMC) – Parte 3-2: Limites – Limites para emissões de corrente harmônica (corrente de entrada do equipamento ≤16 A por fase)
Para mais informações sobre nossos serviços de estudos harmônicos, entre em contato conosco através do botão: