Os sistemas de energia elétrica são altamente não lineares e dinâmicos. Consequentemente, interruptores estão constantemente fechando e abrindo, e falhas estão sendo eliminadas. Além disso, a geração varia em resposta à carga, enquanto os sistemas de energia estão sujeitos a perturbações atmosféricas, como raios. Essa dinâmica resulta na redistribuição constante de energia eletromagnética e eletromecânica entre os componentes do sistema. Essas trocas de energia não ocorrem imediatamente, mas levam algum tempo, o que gera estados transitórios. Durante essas transições, o estado energético das fontes pode mudar, levando a aumentos nas correntes e resistências. O estudo de coordenação de isolamento visa verificar a adequação do equipamento
Objetivo do estudo de coordenação de isolamento
Verificar a adequação do equipamento selecionado e garantir que ele atenda aos critérios de desempenho necessários para surtos de manobra de sobretensão e sobretensões causadas por raios. Além disso, a coordenação do isolamento auxilia na seleção e verificação dos para-raios adequados e na limitação de diferentes tipos de sobretensão.
Existem vários tipos de estudos, incluído no estudo de coordenação de isolamento:
Sobretensão Temporária (TOV)
Sobretensão de tensão (SFO)
Sobretensão Frontal Rápida (FFO)
Sobretensão Frontal Muito Rápida (VFFO)
Os Estudos de Coordenação de Isolamento são realizados usando software especializado de engenharia elétrica, como o ETAP (Electrical Transient Analyzer Program), o SKM PowerTools, o DIgSILENT PowerFactory, entre outros.
Referências
O Estudo de Isolamento é realizado de acordo com a metodologia e diretrizes descritas em
Norma IEC 60071-2: Guia de aplicação
Norma IEC 60071-4: Guia computacional para progresso significativo de isolamento e modelagem de redes elétricas
CIGRE WG 33.01: Guia de procedimentos para estimativa de desempenho luminoso de linhas de transmissão
Para mais informações sobre nossos serviços de estudo de coordenação de isolamento, entre em contato conosco através do botão: