O Estudo de Estabilidade de Tensão realiza uma análise crítica nos sistemas elétricos, assegurando a manutenção da tensão dentro de limites aceitáveis durante operações e contingências. Essencial para a segurança e confiabilidade do sistema elétrico, avaliamos a capacidade de manter a estabilidade de tensão. Consideramos fatores como a configuração da rede, a demanda de carga e a capacidade dos equipamentos. Identificamos pontos fracos e propomos soluções, incluindo a instalação de equipamentos de compensação reativa e ajustes nos dispositivos de controle. Esse estudo visa prevenir quedas de energia e danos aos componentes da rede.
Softwares como ETAP, Dig SILENT Power Factory e PSS/E são utilizados para realizar essas análises, garantindo eficiência e confiabilidade nas operações elétricas.
Qual o objetivo do estudo de estabilidade de tensão?
Calcular a sensibilidade V-Q em todas as barras do sistema
Identificar as barras mais fracas
Identificar os limites de carregamento máximos das barras
Realizar análise P-V e análise Q-V em todas as barras do sistema para diferentes cenários e condições.
Plotar as curvas P-V e Q-V de cada barra do sistema com diferentes carregamentos
Calcular a magnitude da tensão diferentes condições de operação do sistema
Como é realizado o estudo de estabilidade de tensão?
Coletamos os parâmetros (SLD, fichas elétricas de todos os equipamentos e relatórios FAT, se disponíveis).
Modelamos o sistema em software.
Finalizamos os cenários de estudo de caso (Os cenários consideram as alterações na configuração do sistema, variações de tensão da rede, variações de carga e outros cenários solicitados pelo cliente).