A energia solar comercial é um setor complexo da indústria solar que inclui serviços públicos e industriais e possui uma ampla variedade de tipos de clientes. Ela difere da energia solar residencial em alguns aspectos importantes..

O que este artigo cobre

A energia solar comercial demorou a decolar por várias razões, mas agora está pronta para crescer. Para aqueles que conseguem lidar com a complexidade desses projetos, as recompensas podem ser grandes. Este artigo explora vários aspectos da energia solar comercial para ajudar os profissionais de energia solar a entender esse setor único e oferece uma introdução sobre o que é a energia solar comercial e suas previsões de crescimento futuro.

Em outros artigos,  diferentes atores envolvidos em projetos solares comerciais , como vender um projeto solar comercial e como pode ser o financiamento para esses projetos.

 

Um exemplo de um grande projeto de projeto solar comercial de 75 kilowats em São Paulo.

O que é solar comercial?

A energia solar comercial pode parecer simples – energia solar para empresas em oposição à energia solar residencial para residências. No entanto, a energia solar comercial abrange uma variedade de diferentes tipos de clientes e projetos. Além disso, as empresas de grandes corporações a pequenas empresas locais, os clientes solares “comerciais” também podem incluir governos, escolas e universidades sem fins lucrativos .

Os projetos solares comerciais assumem a forma de painéis de telhado em edifícios ou montagens no solo, variando amplamente em tamanho, de quilowatts a megawatts. 

Oportunidade Solar Comercial

Uma análise de exemplo do maior edifício comercial do Brasil, uma empresa com 770.000 metros quadrados de telhado, pode gerar 88 milhões de quilowatts-hora (kWh) de energia limpa! Isso é suficiente para abastecer cerca de 5.200 residências por um ano, compensar 47.800 toneladas métricas de CO2 e poupar até 388 acres de terra.

Em conclusão, este é o extremo do espectro, onde os telhados dos edifícios rivalizam com a escala dos projetos de utilidade pública, e este local não foi desenvolvido com energia solar. No entanto, serve para ilustrar a variação nos tamanhos potenciais de projetos em um setor onde os edifícios e os clientes são muito diferentes .

Restrições no mercado solar comercial

Antes de mais nada, á medida que você lê sobre o setor solar comercial, o mais comuns que você verá, é que esse mercado não cresceu tão rapidamente quanto a energia solar residencial ou de serviços públicos. Conforme observado a ANEEL, “os mercados de energia solar comercial e industrial têm sido um desafio relativo para os desenvolvedores de energia solar explorarem”.

Custo de Eletricidade Comercial x Residencial

Há uma série de fatores que contribuíram para o atraso da C&I em relação à energia solar residencial. Por um lado, os preços comerciais da eletricidade são historicamente mais baixos, o que pode tornar a economia da energia solar um pouco mais complicada. 

O setor de C&I tem problemas para competir contra um preço de 15% ou mais por quilowatt, mais baixo do que os preços de eletricidade residencial.

De acordo com a AIE em fevereiro de 2021, o custo médio de eletricidade para clientes residenciais era de 13,3 centavos por quilowatt-hora (kWh), enquanto o custo para clientes comerciais era de 11,9 centavos por kWh.

Convencendo proprietários de edifícios a comprar

Outra barreira diz respeito ao fato de que em muitos prédios comerciais o ocupante não é o proprietário do prédio. Esse “incentivo dividido” significa que os proprietários de prédios que tomariam a decisão de instalar energia solar geralmente não são os que pagam as contas de serviços públicos, tornando a economia de energia solar menos um incentivo para eles.

Financiamento comercial complexo

O financiamento também é mais complexo no espaço solar C&I e, de acordo com alguns empreiteiros com quem conversamos, menos acessívelIsso está começando a mudar, no entanto, à medida que os mecanismos de financiamento para esse espaço se tornam mais bem compreendidos pelos atores financeiros e há mais projetos bem-sucedidos para os financiadores analisarem para avaliar o risco.

A viabilidade financeira é o primeiro grande obstáculo nas vendas solares, como qualquer instalador solar sabe. Os sistemas solares comerciais podem, portanto, ser uma venda mais complicada. 

No entanto, a energia solar comercial e a energia solar comunitária estão avançando além dos limites orçamentários burocráticos ao sistematizar estruturas para o setor privado, consumidores e terceiros fazerem parcerias e investirem em ativos de infraestrutura de energia.

Uma das principais coisas que facilitam o financiamento é a introdução de contratos de compra de energia (ou PPAs). Ou seja, os PPAs permitiram que os investidores assumissem a pressão de grandes custos solares comerciais iniciais, com os consumidores pagando o sistema um pouco de cada vez.

Outras barreiras

Outras barreiras incluem “desafios de contratação, a incompatibilidade nos termos de arrendamento de construção e financiamento fotovoltaico e altos custos de transação relativos ao tamanho do projeto”, de acordo com Canal Solar.

Soluções para Barreiras Solares Comerciais

Muitos dos desafios desse setor já estão sendo superados. Desde já destaca o fato de que os projetos solares comerciais podem ser estruturados de várias maneiras, dividindo os custos e benefícios entre proprietários e inquilinos de edifícios para atender a diferentes critérios. Mas eles também enfatizam a variedade de estruturas de financiamento disponíveis para atender às necessidades, e o fato de que a energia solar é competitiva em termos de custo com a energia das concessionárias.

Conforme discutido acima, os PPAs comerciais são uma ótima opção para pequenas empresas e organizações sem fins lucrativos que desejam os benefícios da energia solar, mas não conseguem cobrir os custos iniciais – apesar do custo inicial ser quase insignificante, considerando a compensação das contas de energia reduzidas. 

Escala atual da energia solar comercial

Primordialmente 1.286 megawatts (MW) de energia solar comercial foram implantados em 2019, com dois terços de toda a capacidade corporativa instalada desde 2015. Hoje, mais de 8.300 megawatts de projetos solares comerciais, com 38.000 projetos em 43 estados, representando aproximadamente 70% de toda a capacidade comercial instalada.

Portanto, há energia solar comercial instalada o suficiente para abastecer 1,6 milhão de residências. 

O comercial fica atrás do mercado residencial, apesar dos tamanhos de projetos maiores, e está muito atrás do mercado de escala de serviços públicos. A partir de 2016, a energia solar não residencial (outro termo frequentemente usado para este mercado) representava 24% da capacidade total instalada.

Em março de 2021, a pandemia de 2020 afetou as instalações solares comerciais do que as residenciais, com os números chegando a 4% menos que em 2019. 

Apesar deste início relativamente lento, analogamente há uma série de indicações de que este mercado está prestes a decolar.

Potencial de crescimento em energia solar comercial

Sobretudo, a escala de muitos dos edifícios deste setor, são à medida que as barreiras são derrubadas, o potencial de capacidade comercial instalada é significativo.

Em um relatório de 2016, foi examinado o tamanho potencial do setor solar C&I se certos desafios fossem superados. Como resultado, eles concluíram nas metas o potencial “tecnoeconômico” para escritórios era de 54 GW, para hotéis 16 GW e para armazéns 34 GW. Um potencial combinado entre tipos de edifícios de 104 GW. 

Em 2017, a AIE informou que a capacidade combinada de toda a energia solar fotovoltaica e eólica instalada no país era de 144 GW.

Benefício Solares

A energia solar comercial pode oferecer muitos benefícios – para proprietários de edifícios, inquilinos comerciais, financiadores, instaladores e meio ambiente. 

Para os proprietários de edifícios, os benefícios incluem maior receita operacional e fluxo de caixa com prazos de locação mais longos.

Para os inquilinos, a redução dos custos operacionais por meio da economia na conta de serviços públicos é um benefício óbvio e muito real.

Sobretudo, há benefícios para os empreiteiros de energia solar que navegam com sucesso neste setor, porém os projetos solares comerciais, costumam ser difíceis de vender, mas podem ter um grande impacto nos números gerais das empresas solares.

As economias de escala nesses projetos maiores podem torná-los mais lucrativos, além dos preços totais do projeto significativamente maiores em comparação com os projetos residenciais.

Enfim, certifique-se de verificar os outros artigos desta série para saber mais sobre os prós e contras do espaço C&I. Nosso objetivo com esta série, é fornecer perspectivas úteis sobre como o setor de energia solar comercial funciona.

Em nossos outros posts, nos aprofundamos nos envolvimentos em projetos comerciais, como algumas das estruturas de financiamento para projetos solares comerciais.

Portanto, a Iniciativa foi estabelecida com o objetivo de reduzir o custo da energia solar. O ponto alto foi em 2012, com a Resolução Normativa da Aneel para que a população pudesse gerar a própria energia a partir de fontes renováveis. Com isso, o país chegou a subir de 93 MW em 2016, para 1160 MW, em 2017.